A importância do RSVP

Muitos casais ficam ansiosos outros até nervosos para saber se seus convidados compareceram ao casamento, para que isto não aconteça com vocês, que tal usar o RSVP? Não sabe o que é?! Confira a seguir o que isto significa e a importância dele para seu casamento.

\"Camila

Estas letras podem até causar estranheza no início, mas RSVP vêm da expressão francesa “Répondez S\’il Vous Plaît”, que quer dizer “Responda por favor”. Esta sigla é incluída no próprio convite do casamento ou em um pequeno cartão entregue junto do convite. Isto deixa claro para o convidado, que ele deve confirmar sua presença no casamento. Seja impresso no convite ou em um cartão, o RSVP é acompanhado de um endereço eletrônico (e-mail ou site) e até mesmo um número de telefone para que o convidado possa responder confirmando ou não a presença. É importante informar uma data limite para confirmação, o ideal é ter todas as respostas até 20 dias antes do casamento, assim você terá tempo para fazer qualquer ajuste caso seja necessário.

 

Por que o RSVP é importante?

Além de ajudar diminuir a ansiedade em saber quais e quantos convidados irão comparecer, a confirmação ajuda a planejar melhor o dia do casamento e até mesmo a economizar. Por exemplo, se você preparou uma festa para 200 convidados, mas apenas 160 confirmaram presença, você poderá adequar os serviços contratados e também fazer uma melhor distribuição das mesas na recepção. E menos mesas na recepção, que tal pensar em incluir um lounge bem bonito e surpreender seus convidados!

 

Existem basicamente duas formas de se fazer o RSVP, de forma receptiva e ativa:

 

  • RSVP receptivo: neste formato os próprios convidados entram em contato para confirmar a presença, o que pode ser feito verbalmente no caso dos convidados mais próximos, familiares por exemplo, através de e-mail, site do casal, telefone e até mesmo mensagens de celular.
  • RSVP ativo: caso escolha por este formato, cada um dos convidados é contactado, preferencialmente por telefone, para confirmar a sua presença.

 

Mas você não precisa adotar um formato ou outro, você pode fazer uma combinação dos dois, RSVP receptivo e RSVP ativo, isto funciona da seguinte forma, você inclui em seu convite a informação RSVP e como o convidado devem proceder, e quando estiver chegando próximo ao seu casamento, cerca de 1 ou 2 meses antes, os convidados esquecidinhos que não responderam são contactados via telefone.

\"\"

Quem cuida do RSVP?

Há diversas opções, o próprio casal pode cuidar do RSVP, provavelmente esta não é uma das melhores opções. Você pode ainda pedir para uma amiga te ajudar ou até mesmo para que ela faça este favor para você. Existem opções mais profissionais, como por exemplo, contratar uma assessora, muitas assessoras oferecem este serviço, assim você pode dedicar mais tempo a outros assuntos. Mas casos sua assessora não possua este serviço ou você não tenha uma assessora para seu casamento, você pode contratar apenas o serviço de RSVP, há diversas empresas que se encarregam de cuidar do RSVP de seu casamento.

Existem diversas vantagens de se contratar um serviço profissional, sabe aquele convidado que fica perguntando “posso levar fulano?”, pois é, os profissionais encarregados pelo RSVP, sabem lidar de maneira muito profissional e cordial eles, assim você não fica numa saia justa e muito menos sem graça de falar não.

 

 

Dicas importantes:

  1. Informe a data limite para que seus convidados respondam ao RSVP, o ideal é ter todas as respostas até 20 dias antes do casamento.
  2. Trabalhe considerando o não comparecimento de 10% a 20% dos convidados que confirmaram, imprevistos acontecem.
  3. Tenha profissionais ou pessoas de sua confiança cuidando do RSVP.
  4. Não faça o RSVP ativo com muita antecedência, cerca de 1 a 2 meses antes do casamento é o ideal.

 

Escreva nos comentários abaixo se estas dicas te ajudaram e quais outras dicas você gostaria de ver por aqui.

Rolar para cima