Ao começar a preparar a lista de convidados muitos casais quase que enlouquecem, a lista fica cada vez maior e parece que não existe limite e nem fim para esta tarefa. Além disto, muitas dúvidas surgem neste momento, nós separamos 6 dicas a lista de convidados do seu casamento.
Quando se está preparando a lista de convidados o lado emocional acaba falando mais alto que o lado racional, mas neste momento é importante encontrar um equilíbrio.
Para te ajudar, nós trouxemos algumas respostas para as principais dúvidas na hora de preparar a lista de convidados.
SE EU FUI CONVIDADO PARA UM CASAMENTO DEVO RETRIBUIR O CONVITE?
NÃO. Pode até parecer egoísmo, mas a lista de casamento deve ser feita incluindo os familiares e amigos mais próximos. Retribuir o convite não é uma obrigação, e certamente o casal que te convidou e não recebeu seu convite irá entender, principalmente se eles se casaram recentemente, eles vão se lembrar de como é difícil incluir e excluir pessoas da lista.
DEVO CONVIDAR TODOS DA MINHA FAMÍLIA
Caso a família do casal não seja tão grande a ponto de não caber no seu orçamento, vocês podem sim, convidar todos, todos aqueles que vocês desejarem, agora, se o número de familiares for muito grande e não couber em seu orçamento, vocês podem cortar aqueles mais distantes, sabe aquele primo e tio, de segundo, terceiro e quarto grau?! Vocês podem começar por eles.
O QUÊ FAZER COM \”OS CONVIDADOS DOS PAIS\”
É mais comum do que você imagina, e não tem solução mágica ou fácil para isto, principalmente se forem os pais quem estiverem pagando pelo casamento ou pela festa. Uma sugestão para evitar aborrecimentos, é limitar o número de convidados que eles podem sugerir, assim vocês transferem a responsabilidade para eles, ou uma solução mais drástica, proibir que eles convidem, é bastante provável que surja alguns atritos adotando esta solução.
convida ou não, os colegas e chefe para seu casamento
DEVO CONVIDAR OS COLEGAS E CHEFE DO MEU TRABALHO?
Se no local onde você trabalha tem muitas pessoas, você não precisa convidar todos os colegas e o chefe.
Por exemplo, você pode convidar os colegas mais próximos e o chefe caso você realmente faça questão da presença dele.
Por outro lado, se não couber em seu orçamento convidar os colegas de trabalho, deixe claro que seu orçamento está bastante apertado e que sua lista de convidados será bastante enxuta e restrita a família e amigos muito próximos.
Ainda assim, se alguém de seu trabalho for um amigo próximo, você pode muito bem convidá-lo.
MEU CONVIDADO QUER INCLUIR PESSOAS NA MINHA LISTA DE CONVIDADOS, O QUÊ FAZER?
Com toda certeza você pode dizer não, isto é uma situação bastante chata, contudo, por uma série de motivos ela acaba acontecendo, uns perguntam de boa-fé, outros de maneira maliciosa, pois é, acredite, existem pessoas más no mundo.
Dessa forma, você pode ser gentil com a primeira e nem tanto com a segunda. Aproveite para assistir o vídeo “Regras de etiqueta para os noivos e convidados – Convidado não convida”.
O CONVITE PRECISA SER FÍSICO?
Antecipadamente, afirmo que o convite digital é bastante aceito por muitas pessoas.
Desse modo, você pode muito bem optar pelo tradicional convite físico ou pelo convite digital, ou até mesmo ambos.
Por exemplo, você pode entregar o convite físico para os pais, avós e padrinhos além de outras pessoas que você sabe que fará questão.
Em contrapartida, para os demais, você envia o convite digital, escolhendo a melhor forma, seja por e-mail ou mensagem.
O convite digital é válido tanto quanto o físico, e facilitará a entrega a pessoas que moram longe, como por exemplo em outro país.
Escreva nos comentários logo abaixo se estas 6 dicas para a lista de convidados do seu casamento, te ajudou.
Quais dicas você gostaria de compartilhar com outras noivas?