A cerimônia de casamento realizada na igreja é um modo ainda muito tradicional de oficializar o matrimonio. Além de render belas fotografias para o casamento é bastante procurado pelos casais que desejam oficializar diante de Deus o amor que um sente pelo outro, as igrejas de modo geral possuem algumas regras que devem ser obedecidas, seja por questão de cultura, segurança ou regras específicas de utilização do local. Por esse motivo é sempre importante saber das regras da igreja onde o casal deseja oficializar o matrimônio.
Confira alguns detalhes para cerimônia na igreja que merecem ser pensados e perguntados:
Velas – apesar de todo charme oferecido, muitas igrejas proíbem a utilização das velas acesas como parte da decoração, principalmente as utilizadas no corredor central. Esta proibição ocorre por questão de segurança, pois podem causar um princípio de incêndio, em função de estar perto da decoração do corredor central, podendo até queimar o vestido de alguma madrinha ou até da própria noiva.
Pétalas de flores – algo que é proibido em diversas igrejas, normalmente são lançadas ao chão do corredor central pouco antes da noiva entrar ou são lançadas sobre os noivos na saída da igreja, logo após a cerimônia do casamento. Esta proibição se deve a dois principais fatores, primeiro, as pétalas podem deixar o chão escorregadio, e com isto surge o risco de provocar a queda de algum convidado ou até mesmo dos noivos, e em segundo lugar, pela \”sujeira\” deixada no local, dependendo da igreja escolhida para a cerimônia do casamento, o fluxo de pessoas é muito alto, principalmente nas igrejas em que há vários casamentos no mesmo dia, isto deixa pouco tempo hábil para que a limpeza seja realizada antes de se iniciar o próximo casamento.
Bolhas de sabão – este acessório também tem sido proibido por muitas igrejas. Pelos mesmos motivos das pétalas, porém com um potencial maior de causar um acidente, principalmente pelo tipo do piso do local ou se o dia estiver chuvoso.
Decotes – algumas igrejas possuem regras bastante específicas sobre as roupas a serem utilizadas, como por exemplo a proibição do uso de qualquer tipo de decote, o que pode deixar algum convidado constrangido.
Vareta sparkles – estas varetas proporcionam um show à parte, após acessas elas produzem faíscas semelhantes a estrelas. Normalmente elas são entregues aos padrinhos logo ao final da cerimônia, e formam um corredor para passagem dos noivos. Justamente pelos fogos (faíscas) produzidas, as varetas sparkles tem sido proibido em diversos locais.
E lembre-se antes de escolher o local da cerimônia ou até mesmo depois de escolhido, procure se informar sobre as regras e também de informar aos seus convidados, isto pode evitar frustrações e constrangimento no dia do seu casamento.